quarta-feira, 29 de setembro de 2010


No Tune Hanson harmoniza raízes locais com engenhos musicais.

Numa calorosa noite de verão, Hanson está em casa. Há um atraso - uma hora até o trio pop ter que voltar para o local.

Hoje, houve caminhadas de caridade, entrevistas à imprensa, cheques de som, viagens, autógrafos, encontros e cumprimentos. Mais tarde, será um show de volta de duas horas e meia para uma multidão de capacidade no Cain's Ballroom.

Mas agora - agora mesmo - os irmãos Isaac, Taylor e Zac estão com fome. Eles se espremem em um carro e saem do lote traseiro do local. Este é o seu tempo.

Bem, tipo de.

No restaurante, Taylor coloca o óculos de sol e pega uma câmera e olha ao redor. Ele passa as mãos através de suas explosões de cowlick e menciona que ele nunca seria tão "casual" sobre apenas qualquer entrevista.

"Mas estamos em casa e esta é a comida favorita de Isaac", disse ele. "Então aqui estamos nós."

Minutos atrás, os três passearam quase despercebidos no ar frio de El Rio Verde, um pequeno restaurante mexicano autêntico no norte de Tulsa. Eles brincavam, tiravam fotos, trocavam mensagens de telefone, tentavam um fotógrafo, falavam sobre ídolos musicais (Tom Petty) e se regalavam com lembranças de piadas práticas - bom e ruim.

"A pimenta de caiena no microfone é sempre uma má idéia ..." disse Zac.

"Isso realmente aconteceu", confirmou Taylor.

"... Especialmente quando você descobre alguém alérgico a ele, também", disse Isaac, os olhos arregalados. Os três riram.

"Uma idéia muito ruim", disse Taylor.

Mas os homens se divertem - e as bandas com quem eles viajam - muitas vezes. Com mais de duas dúzias de datas de turnê planejadas durante o resto deste ano, Zac disse: "Você aprende a brincadeira das bandas que você mais gosta".

As alcaparras incluem a entrega de jornais à primeira fila de fãs de música antes que uma banda comece - a audiência rindo está com a piada. Taylor imitou o movimento da mão de abrir um jornal em seu rosto. "Isso pode chegar a uma banda, você sabe, sendo ignorado", ele disse com um sorriso.

Óleo de bebê em palitos de bateria, transformando as configurações do palco para trás, contratando bandidos de mariachis maraudantes para invadir um conjunto - com Hanson, até diversão e jogos são empreendimentos bem planejados.

Uma evolução musical
Hanson, a três vezes banda de irmãos nomeados para o Grammy, é um poderoso gigante pop que agora conquista sua segunda geração de jovens fãs. Seus devotos cortaram uma vasta faixa entre culturas e idades, continentes e gêneros.

Eles formaram o grupo pop-funk e soul como pré-adolescentes, em 1992. Milhões de álbuns depois, eles possuem sua própria gravadora e trabalham com quem eles escolhem, quando eles escolhem.

A música da banda é brilhante e arejada, infinitamente papoula e poderosa. O novo lançamento do estúdio de Hanson, "Shout It Out", é nítido e lirizado - e possivelmente o melhor álbum deste trio de Tulsa, nunca. E eles fazem tudo sozinhos.

"Taylor não gosta da palavra" não ", disse Zac enquanto se inclinava sobre a mesa, em direção ao irmão. Por um momento, eles falam como os empresários que são.

"Sim, somos irmãos", acrescenta Taylor. "Nós trabalhamos juntos. Fale com alguém que é um empresário que administra uma empresa - o que fazemos tem que enfrentar o que todos estão fazendo para ter sucesso.

"A estética de todo esse amor fraterno não tem sentido se os bens não estão lá para apoiá-lo".

Disse Isaac: "Nós gastamos 80% de nossas vidas juntos. Esta não é uma espécie de tipo 'Partridge Family' da Hokey. ... Se as pessoas veem o dia-a-dia, pode ser real e brutal. Somos os piores críticos do outro, mas também somos respeitosos ".

Apesar dos milhões de fãs, até hoje permanece um pequeno núcleo de devastadores "odiadores" que consertam consistentemente contra uma imagem pegajosa e desatualizada de um "flash na banda pan boy", chamado Hanson. Eles são tão rabiosos quanto aqueles que viajaram pelos continentes para ver um concerto de Hanson. (Isso acontece regularmente.)

Quase 20 anos em suas carreiras musicais, Taylor acrescenta perspectiva da persistência de ambos. "Sim, eu gostaria de pensar que estamos apenas à beira de uma longa e feliz carreira. Nós definitivamente não somos veteranos. Quero dizer, Isaac não é mesmo 30. "

Mas toque na panela? Bem, não tanto, disse Isaac. "Se alguém ainda nos vê como estávamos em 1997 ou 1992 ou 1999, eles devem estar presos em algum tempo de urdidura e nunca se formaram no ensino médio", ele disse com uma risada. "Isso não nos incomoda. Nós somos muito mais do que 'MMMbop' '.

É certo que o sucesso inicial do trio - e a promoção e suporte de etiquetas importantes no início - educaram os meninos no negócio e os colocaram em contato com os insiders da indústria. "Os produtores devem ser como uma extensão de uma banda. Os bons devem ser ", disse Taylor enquanto tomava uma tigela de sopa de tortilha fumegante. "Eles devem ser como um membro da banda, acrescentando perspectiva e entrada".

Os primeiros anos de Hanson com o Mercury Records incluíram sessões com produtores de energia como Dust Brothers (Beck's "Odelay", "Paul's Boutique" de Beastie Boys, a trilha sonora do filme "Fight Club"). Mais tarde, os meninos construíram amizades com rockers veteranos e grandes ideias da Motown, incluindo o influente Michael Jackson, cuidador e arranjador de música pop Jerry Hey e o baixista de Motown Funk, Bob Babbitt.

A principal representação do rótulo falhou, mas suas experiências moldaram os Hansons. Eles tomaram notas. Os laços que eles desenvolveram com muitos desses primeiros mentores duraram muito bem na idade adulta e saborizaram a receita da banda para o sucesso.

Um grande apetite pela criação indie
Em 2003, os caras tomaram um "salto de fé" e se estabeleceram em Tulsa para o bem, disseram eles. Os Hansons fizeram um grande compromisso com suas carreiras - e sua cidade natal - e começaram a 3CG Records, "principalmente para que possamos ter um meio para liberar música", admitiu Isaac.

No ano seguinte, eles escreveram, gravaram e lançaram "Underneath", que rapidamente se tornou um dos álbuns indie mais vendidos na história da música. Ele estreou no n. ° 1 no quadro Billboard Top Independent Albums e nº 25 no quadro de álbuns Billboard 200.

A 3CG tornou-se um modelo de empreendedorismo do setor de música do-it-yourself, com as discussões de painel dos líderes dos irmãos sobre o assunto no festival de música e monstro da indústria monstro de 2008, South by Southwest.

"A inspiração vem da vida vivida, não das fotos tiradas na festa da noite passada", disse Zac. Eles não estão interessados ​​em tocar listas de reprodução de verão ou gravar hits de rádio, disse ele. "Há dez anos, com a maior gravadora, os objetivos para nós eram completamente diferentes".

Hoje, eles praticam suas próprias regras.

Hanson o retira com quase nenhum airplay de rádio, nenhum grande apoio de etiqueta e nenhuma campanha publicitária mundial. O site oficial da banda é administrado pelo New Medio, um arranque local da Tulsa. Seus vídeos incluem cineastas de Tulsa, coreógrafos e atores. A promoção é amplamente orientada por fãs através de fóruns e sites de redes sociais.

Pequena hora, certo? Errado. Os vídeos de Hanson consistentemente queimam o YouTube e o MySpace com milhões e milhões de visualizações. No início deste verão, a MTV nomeou o último single de Hanson, "Thinking 'Bout Somethin'", um dos melhores 10 melhores vídeos de dança na história da música, apenas algumas semanas após seu lançamento, classificando-o com o "Thriller" de Michael Jackson.

Sendo um "grande indie" tem suas vantagens - os Hansons conseguem manter tudo, cada centavo de vendas únicas e de álbuns, todas as receitas da turnê. Eles fazem sua própria produção e gravação, escolhem quando liberar música, quando fazer turnês, quando colaborar.

"Nós também conseguimos manter nossas falhas", disse Zac. Irmão Isaac concordou.

Há menos culpa, também. Disse Taylor: "Isso nos mantém responsáveis ​​e motivados. Quando fazemos muito bem, podemos sentar-se - como depois desta refeição - e desfazer nossos cintos e simplesmente relaxar. Não faça nada por algum tempo, você sabe? Mas isso nos dá uma razão para continuar empurrando-nos, para voltar e não nos arrumar para começar ".

Se houver uma gula em qualquer área de suas vidas, está na área da criação.

"Honestamente, eu diria que ainda somos ingênuos sobre o que podemos e não podemos fazer", disse Zac. Mas a ingenuidade não equivale a estupidez. "Um de nós terá uma idéia, o outro irá adicionar a ele, então o terceiro irá preenchê-lo e todos nós apenas vamos fazer isso acontecer. ... Uma pessoa pode não ser capaz de fazer acontecer, mas como um grupo que podemos ".

Vida imitando arte
E tem.

Na verdade, eles abandonaram os "Recordes" do seu rótulo 3CG e "o usaram como um meio para reunir as pessoas. Não se trata de marketing, é sobre pessoas e arte ".

Acontece que a idéia é comercializável. Isaac, Taylor e Zac usaram sua juventude - e independência - para se conectarem com os fãs como poucos bandas podem. Eles se imersaram no trabalho comunitário e na filantropia, e congratulou-se com o contato próximo com os fãs dispostos a fazer o mesmo.

Dez milhares de fãs passaram por muitos quilômetros para aumentar a conscientização e o dinheiro para a educação, o tratamento e a prevenção da AIDS e para combater a pobreza na África.

"Nós tentamos não bater no controle de cruzeiro", disse Taylor. "É (sucesso) sobre ficar com fome e interessado. Muito do que falta, à medida que a banda avança é a vida como arte. Quando você tem um histórico, torna-se seu próprio saco que você carrega. Não é da outra pessoa.

À medida que os homens se voltam para a porta de trás do Cain's Ballroom e seu concerto de regresso a casa, alguém brinca sobre seu primeiro show no Mayfest de Tulsa em 1992. Quanto eles realmente mudaram? Ou mudaram?

Lentamente, um grande SUV preto se levanta atrás deles. À medida que se voltam para olhar, o som das janelas de energia vibra. Tudo mais baixo ao mesmo tempo.

"Oi Pai! Oi Pai! Oi, papai! ", Subiu um coro de excêntricos chilreis jovens das janelas. Eles passam por abraços e beijos, então caminhem em direção a um local cheio de gritos e saudações.



Os Hansons estão em casa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.